Pare de acreditar nesse mito sobre dor cervical!
- fisioandresetti
- 22 de set.
- 2 min de leitura

Com o passar das décadas, a vida ficou cada vez mais prática com fast foods, aplicativos de transporte e mensagens instantâneas, tudo na palma da mão. O celular é, sem dúvida, um grande facilitador. Porém, junto a essas modernizações, o sedentarismo também cresceu.
Um dos maiores mitos sobre a dor cervical é acreditar que o celular é o grande vilão. Mas será que ele realmente é o culpado? Vamos entender melhor no blog.
Você já deve ter visto aquela imagem na internet mostrando pessoas olhando para o celular e dizendo que isso causa dor no pescoço, o famoso “Text Neck”. Mas a verdade é que isso é um mito!
Pesquisadores brasileiros investigaram essa relação em dois estudos, um em 2018 (com jovens de 18 a 21 anos) e outro em 2021 (com pessoas de 18 a 65 anos).
E sabe o que eles descobriram? 🤔Não existe uma associação forte entre dor no pescoço e a postura ao usar o celular.
Ou seja: não é simplesmente a forma como você segura o celular que causa dor cervical. 😉
E tem mais novidade! 📢Em 2025, o mesmo grupo de pesquisadores acompanhou esses pacientes por 1 ano para ver se, ao longo do tempo, eles desenvolviam dor no pescoço.
O resultado? 🤯Mais uma vez, a postura do pescoço teve apenas uma associação fraca com a dor cervical.
Os fatores que realmente tiveram mais peso foram:✅ Nível de atividade física✅ Qualidade do sono
Ou seja: se você quer cuidar do seu pescoço, foque em se movimentar mais e dormir melhor. 😉
Se você possui dor cervical que não melhora, entre em contato com a Setti fisioterapia. Temos profissionais capacitados para ajudar na melhora da sua queixa !
.jpeg)



Comentários