A utilização do famoso “choquinho da fisioterapia”: quando e por quê?
- fisioandresetti
- 12 de jan.
- 1 min de leitura

Com certeza você conhece algum amigo ou parente que tenha feito fisioterapia em algum momento da vida e relatado o uso da estratégia relacionada à eletroanalgesia, popularmente apelidada pelos pacientes de “choquinho”.
Esse recurso é utilizado em fases iniciais com o objetivo de reduzir o quadro de dor. A corrente tem o potencial de gerar respostas analgésicas por meio da liberação de opioides, e você deve estar pensando: “Se eu tomar remédios, eles também liberam opioides”. Sim, exatamente.
A corrente elétrica é uma forma de oferecer um “remédio” que, a curto prazo, reduz a dor para facilitar os exercícios terapêuticos propostos. Ou seja, nada de ficar deitado em uma maca utilizando apenas esse recurso, afinal, há outra ferramenta poderosa que auxilia no controle da dor.
E você deve estar se perguntando: qual seria essa ferramenta? O exercício físico, que tem o potencial de gerar uma resposta analgésica quando prescrito de maneira adequada.
Portanto, uma boa reabilitação e a utilização dessas ferramentas terapêuticas sob prescrição são fundamentais para o sucesso terapêutico e a recuperação.
.jpeg)



Comentários