top of page
Buscar

Corrida protege ou destrói o joelho?

  • fisioandresetti
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Uma dúvida muito comum de quem deseja começar a correr é se a corrida pode ser uma prática lesiva ao joelho. Muitos acreditam que esse esporte pode levar à artrose e a outras lesões ortopédicas nessa articulação. Mas será que a corrida é mesmo a vilã dos joelhos? Hoje vamos abordar esse tema que, volta e meia, é pauta nos consultórios médicos e nas clínicas de fisioterapia.


ree

A cada dia que passa, é nítido o aumento do número de corredores nas ruas, parques e avenidas por onde passamos. Todo final de semana, as cidades ficam cheias de eventos de corrida de rua — um esporte que se popularizou bastante com o tempo e que traz consigo a possibilidade de novas amizades, melhora física e mental, além de proporcionar uma qualidade de vida muito melhor aos seus praticantes.


Porém, é comum que muitos praticantes de corrida não façam a preparação adequada e acabem se lesionando, o que gera frustração com o esporte. Isso faz com que a corrida, muitas vezes, seja vista como a vilã das lesões no joelho.


O joelho é uma articulação do tipo dobradiça, formada pelas articulações tibiofemoral e femoropatelar. Ele conta com estruturas passivas, como ligamentos e meniscos, e estruturas ativas, como os músculos.


Um trabalho publicado em 2023, numa das revistas mais importantes quando o assunto é osteoartrose, propôs-se a responder a seguinte questão: Correr é bom o ruim para joelho ?


Foram selecionados 15 estudos nos quais os pesquisadores realizaram ressonância magnética (RNM) 48 horas antes e 48 horas após a corrida. Os resultados mostram que a cartilagem apresenta alterações mínimas após a prática, mas demonstra capacidade de adaptação.


Outro estudo, publicado em 2022, investigou a influência da corrida sobre a cartilagem articular dos membros inferiores. Mais uma vez, observou-se que as alterações sofridas pela cartilagem após a corrida são mínimas e que ela rapidamente consegue se adaptar às cargas impostas.


Portanto, a corrida não é vilã dos nossos joelhos, mas sim uma aliada! Além de trazer benefícios físicos, também proporciona momentos de prazer e socialização.


Se você quer começar a correr ou já corre e começou a sentir dores no joelho, não deixe de procurar nossa equipe de fisioterapia. Podemos ajudá-lo(a) a retomar suas atividades e conquistar uma vida longa e saudável no esporte e no dia a dia.


Agenda sua avaliação já !


 
 
 

Comentários


bottom of page