ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO: QUAL FAZ PARTE DA SUA ROTINA ?
- fisioandresetti
- 8 de out.
- 2 min de leitura

Na consulta médica ou com o fisioterapeuta, ele faz a seguinte pergunta:– Você pratica exercício físico?
E você responde:– Não, doutor, mas eu caminho bastante, viu? Ando cerca de 5 km por dia.
Esse tipo de resposta é muito comum em pessoas sedentárias, que não possuem o hábito do exercício físico e acreditam que qualquer esforço realizado durante o dia já conta como exercício. Porém, atividade física e exercício físico possuem objetivos e classificações distintas.
Hoje vamos conversar sobre as diferenças entre atividade física e exercício físico, além da recomendação da OMS sobre o mínimo de exercício necessário para que uma pessoa seja considerada fisicamente ativa.
Segundo a OMS, pessoas adultas devem realizar entre 150 e 300 minutos de exercício físico de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de alta intensidade, para serem consideradas ativas fisicamente.
A prática regular de exercício físico já possui diversos benefícios comprovados, como a redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, da incidência de hipertensão, de alguns tipos de câncer e de diabetes tipo 2, além de promover melhora da saúde mental e da qualidade do sono.
Agora que sabemos o mínimo recomendado de exercícios físicos, precisamos entender o que os diferencia da atividade física.
O exercício físico é uma atividade planejada e estruturada, que possui um objetivo bem definido, como promover hipertrofia muscular, aumentar a potência, reduzir o percentual de gordura, melhorar a capacidade pulmonar, entre outros.
Já a atividade física pode ter um caráter mais social, estando relacionada a ações como caminhar no parque por lazer, ir ao shopping, levantar-se da cadeira para pegar uma bebida, entre outras. Ou seja, não possui uma demanda física pré-definida.
Portanto, seja qual for a modalidade física da sua escolha, não deixe de cuidar do que há de mais precioso: a sua saúde. Nós, da Setti Fisioterapia, além de focarmos na melhora da função e da dor dos nossos pacientes, entendemos que estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável, por meio do exercício físico, é primordial para a redução das dores e das queixas musculoesqueléticas relacionadas ao sedentarismo.
.jpeg)



Comentários