Entorse de tornozelo: o perigo oculto por trás de uma lesão “simples”
- fisioandresetti
- 10 de nov.
- 1 min de leitura
Uma das lesões mais comuns do membro inferior é a entorse de tornozelo. Acometendo esportistas profissionais, recreativos e não praticantes de atividades esportivas. Apesar de ser comum, por trás desta lesão há repercussões que podem trazer incapacidade funcional, dor e problemas psicossociais.
A entorse lateral de tornozelo possui uma alta taxa de incidência, principalmente entre praticantes de atividade fisica seja em nível recreativo ou profissional. A estimativa é que a cada 1.000 atletas, 0,93 novos casos de entorse de tornozelo (no complexo lateral do tornozelo). O publico feminino a idade com maior incidência gira em torno de 10 a 14 anos enquanto no publico masculino é de 15 a 19 anos.

Porém esse número pode ser subnotificado, uma vez que é muito comum ao torcer o tornozelo, as pessoas acabam não procurando um fisioterapeuta/médico. E é ai que esta o perigo, pois a chance de desenvolver uma das sequelas mais temidas de uma entorse de tornozelo é alta, a instabilidade de tornozelo (IT). Ela é o perigo oculto por trás de uma "simples" entorse de tornozelo, responsável por dor e limitações funcionais importantes, podendo levar a cirurgia.
A IT é caracterizada por múltiplas entorses no mesmo ano, sensação de instabilidade no tornozelo ao realizar atividades do dia a dia. Podendo chegar a 70% de casos novos em quem ja teve a primeira entorse e 40% de casos antigos.
Portanto, não deixe que uma condição aparentemente “simples”, como a entorse de tornozelo, se torne algo mais sério. Busque a ajuda de um fisioterapeuta especialista para auxiliá-lo a manter-se na atividade física que você gosta e reduzir os riscos de desenvolver instabilidade no tornozelo.
.jpeg)



Comentários