top of page
Buscar

MANGUITO ROTADOR: O GUARDIÃO DO OMBRO

  • fisioandresetti
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura
ree

Muitas vezes começamos a sentir dor na região do ombro, sem ter feito nada em especifico ou até após um movimento ou determinada atividade. Saiba que essa dor pode estar vindo de um grupo muscular importante do ombro: O manguito rotador.


Composto por quatro músculos (supraespinal, Infraespinal, redondo menor e subescapular), o manguito rotador é o principal responsável por estabilizar o ombro em diversas atividades do dia a dia e esportivas, como estender roupas no varal, arremessar objetos ou prender o cabelo.


Para manter o ombro saudável e reduzir o risco de lesões, é fundamental adotar uma rotina de exercícios e realizar a manutenção da postura durante o período de trabalho.

A prevalência de patologias relacionadas ao manguito rotador aumenta com a idade, passando de 10% aos 20 anos para 60% aos 80 anos.


As queixas mais comuns relacionadas ao manguito rotador incluem dificuldade para levantar o braço lateralmente, dor ao dormir sobre os ombros e desconforto em atividades que exigem movimentos com os braços acima da cabeça.


Algumas condições de saúde, como diabetes e dislipidemia (alteração nos níveis de colesterol no sangue), alterações na vascularização do tendão, overuse (excesso de treino) e alterações biomecânicas do ombro/escápula, entre outras, podem contribuir para o problema.


A dor noturna (ao deitar sobre o ombro) é um dos sintomas mais comuns em quem apresenta dor nessa região. Ela pode causar dificuldade para dormir, prejudicar a cicatrização do tecido, aumentar a irritabilidade e intensificar a percepção da dor. Por isso, recomenda-se, inicialmente, mudar a posição ao dormir até que ocorra a melhora gradativa do quadro.


O fortalecimento do ombro não precisa ser aquele clássico de academia. Existem diversas formas de manter a saúde do seu ombro em dia, como o uso de faixas elásticas em casa, o pilates e até mesmo exercícios com o peso do próprio corpo.












 
 
 

Comentários


bottom of page