Tendinite ou Tendinopatia
- Site Relâmpago
- 13 de fev.
- 2 min de leitura

Tendinite ou Tendinopatia (termo mais adequado) do supraespinal é uma das condições musculoesqueléticas que mais afetam o ombro. É caracterizada por dor na região lateral do ombro (podendo descer para o braço) em atividades funcionais que exigem movimento do membro superior acima da cabeça (lavar a cabeça, estender roupa, arrumar cabelo e guardar objetos em prateleiras) ou em atletas que possuem uma grande demanda em esportes chamados de overhead.
Uma das queixas mais comuns relatadas por pacientes que apresentam essa lesão é a dor noturna ao deitar-se sobre o ombro lesionado, gerando dificuldade para dormir, o que pode contribuir para a piora da dor na região.
O diagnóstico pode ser feito tanto por um médico especialista em ombro quanto por um fisioterapeuta especializado em ortopedia, não sendo necessário, na maioria das vezes, a realização de exames de imagem para confirmação (uma vez que esses podem demorar a sair, postergando o tratamento e gerando um custo elevado).
Na maioria dos casos, o tratamento será realizado de forma conservadora, podendo incluir o uso de medicamentos analgésicos (quando necessário) e fisioterapia, recomendados para a melhora da dor e o retorno às atividades diárias e esportivas.
Qual o papel da fisioterapia nas tendinopatias do supraespinal?
A principal abordagem dentro da fisioterapia será o fortalecimento com carga gradativa, a fim de gerar uma remodelação no tendão, além da liberação miofascial para relaxar musculaturas cervicais e escapulares que podem estar tensionadas. Também é fundamental a adaptação temporária de atividades do dia a dia e a mudança de posicionamento ao dormir.
Se você sente dor na região do ombro ao realizar as atividades descritas, entre em contato conosco e agende sua avaliação! Tenha uma vida mais saudável e sem dores !