top of page
Buscar

Caminhar é o melhor apoio para suas costas.

  • fisioandresetti
  • 8 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Dor lombar Inespecífica é uma das dores musculoesqueléticas mais prevalentes do mundo. Causadora de incapacidade física, afastamento no trabalho e gastos financeiros exorbitantes. Mas, se eu te disser que há uma maneira muito simples de diminuir o risco de desenvolvê-la?


Certamente, em algum dia de nossas vidas, sentimos dor na lombar, seja ao fazer alguma tarefa doméstica, na academia ou qualquer outra situação. Um episódio de dor lombar pode ser definido pela gravidade, duração da dor e quão incapaz ela torna a pessoa.


O último trabalho que pesquisou sobre a prevalência global de dor lombar mostrou que a média anual chega a 38%. Porém, a maioria dos estudos é realizada em países de alta renda, não traduzindo uma realidade socioeconômica global. Em 2017, o Global Burden of Disease Study mostrou que, no Brasil, havia 25 milhões de brasileiros que sofriam dessa condição — um aumento de 26% comparado ao ano de 1990.


Publicado no mês passado, um artigo da importante revista JAMA procurou investigar o impacto da caminhada na associação com o risco de desenvolvimento de dor lombar. Com mais de 11.000 participantes, esse estudou avaliou o volume de caminhada (minutos) e intensidade (MET'S).


Pessoas que caminham mais de 1 hora por dia já apresentam um risco 23% menor de desenvolver dor lombar. Em relação à intensidade da caminhada, o estudo apontou pouca associação com a redução da dor lombar, mostrando que a intensidade pode não ser tão importante quanto o volume.


Cada vez mais, estudos vêm apontando a importância da prática de para se ter uma vida mais longeva e com qualidade de vida, rebatendo argumentos de médicos e outros profissionais da saúde — que deveriam facilitar o retorno e incentivar o movimento de forma segura — de que o repouso absoluto é indicado nesses casos.


Então, bora realizar caminhada. Sua coluna agradece! #dor #lombar #ortopedia #fisioterapia #setti #pertodemim #saude #qualidade #vida #coluna





 
 
 

Comments


bottom of page